Blog da Somapay >

Desenvolvimento de lideranças...

Desenvolvimento de lideranças: por que e como fazer?

14 de abril de 2023

Gestão de Pessoas

Um estudo promovido pela Harvard Business Review identificou que as empresas que fazem investimentos para desenvolver habilidades e competências em seus líderes podem ter um retorno de até 5x mais nos resultados de seu negócio, se comparadas àquelas que não investem.

O líder deve ser sempre visto como uma peça chave para o engajamento e motivação das equipes de trabalho dentro de uma empresa. Ele é a bússola que guia todos os colaboradores a trabalharem para que o negócio atinja os seus objetivos traçados em planejamento estratégico.

A alta performance das equipes depende, principalmente, da capacidade do líder em convergir os resultados para entregas sensacionais! O desenvolvimento de lideranças precisa ser uma ação contínua na empresa e estar enraizado na cultura organizacional, pois ele influenciará diretamente no clima.

Se a sua ideia é fazer com que seus líderes se desenvolvam para além das competências básicas esperadas dele, continue na leitura desse material e veja o que você pode fazer na sua empresa!

O que é liderança?

O desenvolvimento de líderes deve ser visto como um diferencial competitivo. Afinal, um líder é um agente de mudanças e transformações.

Durante a jornada em uma empresa, líderes estão passíveis de estarem envolvidos em situações que os desafiam constantemente. Dessa forma, precisam estar cada vez mais preparados e com conhecimento suficiente para lidar com cada situação.

Por que treinar líderes?

Mais do que uma tendência da área de Pessoas, capacitar as lideranças, independente do nível hierárquico, é possibilitar novas aprendizagens e uma reciclagem no conhecimento.

Os ganhos do desenvolvimento de lideranças estão principalmente em:

  • Maior eficácia;
  • Maior produtividade;
  • Mais assertividade.

Outro motivo para treinar líderes é a necessidade que existe quando a empresa promove um colaborador para outro cargo que tem o desafio de assumir maiores responsabilidades, sejam elas de gerir pessoas ou a nível técnico. Líderes apoiam líderes! Essa frase é para lembrar que o compartilhamento de práticas através de treinamentos grupais também é uma forma de proporcionar o desenvolvimento de lideranças dentro de uma empresa.

No contexto atual de mercado, líderes precisam ser colaboradores cada vez mais preparados, tanto a nível técnico como emocional, uma vez que estão submetidos a diversas intempéries rotineiras.

Como fazer treinamento de lideranças?

Na prática, proporcionar os treinamentos têm ganhos efetivos que contribuem para a estratégia da empresa. Para manter os profissionais sempre qualificados e atualizados, a gestão da empresa precisa investir neles.

Então, separamos esse espaço para compartilhar com você de que forma planejar e implementar um sistema de desenvolvimento de lideranças na sua empresa. Acompanhe!

Faça um levantamento de necessidades de treinamento

É necessário criar um Plano de Treinamento para o desenvolvimento de lideranças. Esse plano precisa considerar tanto as necessidades que a empresa possui, relacionadas ao perfil do negócio, como os interesses de carreira que os colaboradores trazem consigo.

Ao estabelecer um perfil de profissional aguardado pela empresa, fica mais simples entender quais competências são esperadas e promover treinamentos para o desenvolvimento de lideranças naqueles aspectos.

Verifique o orçamento disponível para a implementação da estratégia

O planejamento é sempre a melhor solução para a aplicação de qualquer iniciativa. Após fazer as identificações anteriores, traçar um plano com ações a serem realizadas, prazos, responsáveis e custos é o caminho para mais eficiência na ação.

Defina o melhor formato para a ocorrência do treinamento

Devido aos formatos de trabalhos presentes no mercado atualmente, é válido avaliar se o treinamento a ser ministrado deve ocorrer em formato online ou presencial. Os benefícios dos dois formatos são variados. Veja abaixo:

Online

Esse formato é mais abrangente e acessível a todos, caso a empresa possua muitas unidades. Se essa for a escolha, é possível deixar o treinamento gravado para momentos futuros quando, por exemplo, um novo colaborador entra na empresa ou um funcionário muda de cargo.

Presencial

A conexão gerada nos momentos presenciais sempre será um grande destaque!

Outro ponto que precisa ser avaliado estrategicamente: A própria empresa realizará o treinamento, com algum colaborador que seja referência, ou haverá a contratação de uma empresa especializada no assunto? Treinamentos in company são sempre bons padrões, principalmente por trazer um agente externo à empresa que pode compartilhar de aprendizados e experiências vistas em outros negócios.

Aplique o treinamento e meça os resultados

Essa etapa é fundamental para proporcionar uma análise de PDCA completa! Medir os resultados através de avaliações de eficácia e/ou testes práticos possibilita a avaliação do retorno do investimento realizado.

Avaliar o treinamento ainda proporciona que correções possam ser feitas para outras oportunidades de aplicação do momento.

Ideias de temas para treinar as lideranças da sua equipe

Autoconhecimento

Um líder que se conhece, e que constantemente se avalia, terá mais habilidade para lidar consigo e com as pessoas que trabalham próximo. Reconhecer pontos fortes e fraquezas ajuda no trato com as atividades e delegação de tarefas.

Gestão de conflitos

Lidar com pessoas é um desafio constante na rotina de uma liderança. Seja para fazer a gestão do desenvolvimento delas ou para delegar atividades. Saber analisar o conflito em si, as perspectivas de cada envolvido, intermediar e fazer acordos são aspectos que esse treinamento pode convergir.

Inteligência emocional

Lidar com situações extremas coloca lideranças em posição de vulnerabilidade e alta tensão emocional. Decisões rotineiras podem forçar o profissional a ser resiliente além da conta. Além das situações na empresa podem ocorrer fatores pessoais que interferem nos relacionamentos dentro de uma organização.

Comunicação

Saber falar e ouvir são características fundamentais de um líder, uma vez que ele indica, orienta e intermedia diversas questões. O aprimoramento da comunicação, com aspectos como tom de voz utilizado, escuta ativa, comunicação não violenta, emissão de feedbacks e oratória são formas de apoiar o desenvolvimento de lideranças internamente.

Técnicos

Identificar necessidades específicas de natureza técnica ajuda as lideranças a se aperfeiçoarem em ferramentas e metodologias que sejam atuais e condizentes com as atividades do profissional.

Gestão de Pessoas

Esse treinamento é a chave para motivar, engajar e tornar a equipe da liderança mais sinérgica. A gestão de pessoas passa pela passagem de transparência, confiança, comunicação e outros temas.

O desenvolvimento de lideranças deve ser feito constantemente dentro da empresa. Observar os movimentos dos concorrentes e de outras empresas é uma forma de se manter atualizado e possibilitar o crescimento das pessoas dentro do negócio.

Gostou desse artigo? Encontre mais artigos úteis em nosso blog! Leia mais: